AMME e CIMME - Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço

TEL

(31) 3868-1523

EMAIL

fale@ammecimme.org.br
Filie-se

As Associações Microrregionais de Municípios foram criadas na década de 70, durante o governo de Rondom Pacheco, a partir da instalação da Superintendência de Articulação com os Municípios – SUPAM, com o objetivo específico de articular o planejamento em nível municipal e microrregional com o estadual. Atualmente, existem 44 Microrregionais em funcionamento em todo o Estado de Minas Gerais.

A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO ESPINHAÇO – AMME foi criada pela iniciativa de 3 (três) importantes ex-prefeitos da nossa região: Dr. Sebastião Soares dos Santos, de Conceição do Mato Dentro, Clério Lima do Morro do Pilar e Raimundo Valério Dias Lage, do Município de Jaboticatubas. Foi fundada em 10 de junho de 1.984 e inaugurada em 19 de janeiro de 1.985 e era formada por 17 (dezessete) municípios.

Atua através da sua patrulha motomecanizada dando suporte aos municípios no desenvolvimento econômico e através de serviços de engenharia e projetos, auxiliando na captação de recursos, capacitação de servidores e qualificação de serviços.

Em 2014 foi criado o CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO DO MÉDIO ESPINHAÇO – CIMME, entidade pública de cooperação entre os municípios através da gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, iluminação pública, segurança alimentar, educação, habitação de interesse social, infraestrutura urbana, turismo, cultura e mobilidade urbana, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

As duas entidades, AMME e CIMME atuam juntas e são presididas pelo Prefeito André Ferreira Torres, de Santana do Riacho, que está empenhado em várias frentes para alavancar o desenvolvimento da nossa região, como o Consórcio Intermunicipal de Saúde e o Aterro Sanitário Intermunicipal.